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E-mail Marketing funciona?

Atualizado: 5 de set. de 2019


A resposta para essa pergunta é muito parecida com a resposta dada a essa mesma pergunta quando relacionada às demais ferramentas de marketing ou marketing digital: “Funciona, mas depende da empresa, do seu segmento, de como você a utiliza e como todas as ferramentas de marketing, precisa ser testada”.


É impossível falarmos em ações de marketing, sem falarmos em testes, essa é a única maneira segura de se encontrar as melhores ações para o seu negócio. E os testes devem ser feitos, sempre com muita cautela, para que você não “jogue dinheiro no lixo”. Devemos começar investindo pouco e ir aumentando esse investimento nas ações que trouxerem os melhores resultados. Como sempre dizemos aos nossos clientes, o que funciona para uma empresa, pode não funcionar para outra, mesmo se elas forem do mesmo segmento.


O funcionamento ou não de uma ferramenta de marketing para a sua empresa, depende de vários fatores. Primeiramente, deve-se avaliar como sua empresa costuma se relacionar com os clientes e vice-versa. Se a comunicação é feita, por exemplo, pelo WhatsApp, você terá grandes chances de obter sucesso em suas ações, utilizando essa ferramenta, desde que a utilize da maneira correta, sem invadir a privacidade do cliente, com peças feitas especificamente para esse meio de comunicação, não com a utilização de adaptações ou com textos mal escritos e fotos mal tiradas e claro, você precisa da autorização do seu cliente para fazer esse tipo de ação, como todas as ações de marketing, você precisa do “opt in” do cliente.


Outro ponto muito importante a considerar quando falamos de ferramentas de marketing é: "quem está fazendo as suas ações"? É um bom profissional, que se preocupa com as regras básicas do marketing ou alguém que acha que sabe realizar o trabalho? Se a resposta para essa pergunta for a segunda opção, cuidado, além de não obter resultados, você pode acabar com a imagem da sua empresa e em casos mais graves, poderá até ser banido da internet pelo Google.


No caso do envio de e-mail marketing, você tem o “opt in” (autorização do seu cliente para que você envie um e-mail marketing para ele)? Sua comunicação é clara? Existe um planejamento ou uma campanha no ar, quando você envia um e-mail marketing ao seu cliente ou você simplesmente resolve que hoje irá enviar um e-mail para ver se converte algo ou recebe um retorno? O mailing que você utiliza para enviar e-mail marketing é próprio, são os seus clientes ou você costuma alugar mailings para divulgar seus produtos e serviços? Se faz isso, quais cuidados adota para que seu e-mail não seja entendido como um spam? Você tem o cuidado de verificar a idoneidade da empresa que alugou o mailing para a realização da ação? Tudo isso é muito importante e deve ser considerado, quando você decide trabalhar com e-mail marketing.


E mais, você tem o cuidado de “apresentar a sua empresa” ao cliente abortado, quando ele ainda não a conhece ou envia uma “oferta irresistível” e acredita que, mesmo ele não conhecendo sua empresa, fará a compra e será um bom cliente? Não dizemos que isso não possa vir a acontecer, mas as chances são mínimas e muito provavelmente, essa pessoa não se tornará um cliente fiel. Ela simplesmente aproveitará a oferta e nunca mais voltará.


Portanto, ao resolver utilizar uma ferramenta de marketing, estude muito sobre ela, pesquise, utilize-a da maneira correta ou se puder, contrate um profissional para que não saia nada errado.


Lembre-se, é a imagem da sua empresa que está em jogo!


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