top of page
Logo Cottet Consultoria
Foto do escritorDeise Cottet

Links Patrocinados – Uma das principais estratégias do Marketing Digital

Atualizado: 25 de mar. de 2020



Para entender mais sobre cada ferramenta dos links patrocinados, clique aqui e leia nosso post sobre o assunto.


Hoje iremos explicar a importância dos link patrocinados (publicidades online pagas, onde utilizam-se links que enviam o usuário para um lugar onde ele realizará uma ação) como ferramentas estratégicas do marketing digital. Os links patrocinados são as campanhas que devem trazer mais e melhores resultados ao seu negócio. Costumamos dizer que são as campanhas que “fazem o telefone tocar”, principalmente o Google Ads e que geram tráfego para o seu site.


Os links patrocinados são compostos de várias ferramentas, como: Redes de Pesquisa (Google Ads), Google Display e sites comparadores de preços, como o Google Shopping.


A rede de pesquisa (Google Ads) é sua maior e mais usada ferramenta de links patrocinados. Isso, porque o número de usuários que fazem pesquisas através de digitação ou uso de palavras-chave para buscar alguma informação, produto ou serviço na internet, aumenta exponencialmente. Atualmente, você dificilmente terá resultados, se não fizer campanhas no Google Ads, exceto em alguns segmentos de negócios que apresentam bons resultados com ações pagas das redes sociais ou apresentam bons resultados orgânicos.


O Google Display e o Google Shopping vêm em seguida, apresentando também, bons resultados, de acordo com o segmento do negócio.


Com o Google Display, são exibidos anúncios segmentados em espaços específicos de diversos sites com os quais o Google tem parceria. Através dele, também é possível a realização do “remarketing”, pois a ferramenta impacta um mesmo usuário que demonstrou interesse na publicidade, várias vezes, fazendo um reforço da propaganda.


O Google Shopping é uma ótima ferramenta, principalmente, para quem quer divulgar produtos e tem bons preços, pois é um comparador de preços. Também é importante que a sua loja tenha um ótimo atendimento e que os produtos vendidos nela, sejam de boa qualidade, pois poderão ser avaliados e a informação será disponibilizada aos consumidores.


Como podemos perceber, todas as ferramentas são excelentes para a realização de divulgação, porém, elas funcionarão melhor ainda se você tiver uma estratégia de marketing, onde fará uso das três ferramentas, ou pelo menos, de duas delas, simultaneamente.


Isso porque se estivermos falando de serviços ou de branding, devemos utilizar apenas a rede de pesquisa (Google Ads) e o Google Display, mas se estivermos falando de divulgação de produtos, aí sim, podemos e devemos usar as três ferramentas simultaneamente, pois atualmente, o Google Shopping é feito exclusivamente para divulgação de produtos.


Campanhas integradas tendem a dar melhores resultados, pois sua marca ou seus produtos estarão em diversas mídias disponíveis na internet ao mesmo tempo. Esse é o grande ponto de atenção, não basta fazer campanhas avulsas, para que o seu cliente realmente seja impactado e você obtenha resultados efetivos e satisfatórios, é preciso haver uma “estratégia de marketing”, envolvendo diversas mídias, que serão determinadas de acordo com o tipo de negócio, público-alvo, objetivo a ser alcançado e com a verba disponível.


É importante estar ciente de que as mídias pagas são as que irão trazer melhores resultados, portanto, ao fazer um planejamento de marketing, é imprescindível que você reserve uma verba para cada ação que pretende realizar.


Para saber o valor necessário para investir em cada campanha, é preciso fazer um estudo, entender os custos e retornos esperados de cada ação. Normalmente esse valor é determinado de acordo com a estratégia da empresa. Costumamos orientar nossos clientes a começarem investindo um valor mínimo para entendermos seu segmento, criarmos e otimizarmos as campanhas, deixando no ar somente as que trazem melhores resultados e só então, vamos aumentando o investimento, até chegar no valor ideal, exceto para os casos onde o cliente precisa de retorno imediato, nesse caso, sugerimos investir o máximo que tiver disponível, porém o risco é bem maior.


Comments


bottom of page