Parece brincadeira, mas não é. Esse assunto é muito sério para quem deseja ter um site que apareça no Google. O SEO (Search Engine Optimization) é uma ferramenta sobre a qual não iremos nos cansar de falar, pois é imprescindível para que o seu site seja encontrado, bem posicionado e mostrado no Google, gratuitamente, através dos mecanismos de busca.
E por que essa colocação: “quem vê cara não vê SEO”?
Simplesmente porque quem contrata um profissional para fazer o seu site e o marketing digital da sua empresa, confia que está sendo bem assessorado, mas acredite, já encontramos belos sites, sem um trabalho básico de SEO.
O SEO do site não é totalmente visível aos olhos dos leigos no assunto. Só profissionais conseguem avaliar um bom trabalho, portanto, mesmo que você tenha contratado alguém para fazer o seu site, leia um pouco sobre o assunto e questione o profissional, peça para ele te mostrar o trabalho de SEO que foi realizado na construção do seu site, para que ele efetivamente seja encontrado pelos seus clientes.
O SEO é responsável pela otimização do seu site, portanto, possui técnicas e estratégias que devem ser bem utilizadas, para que se consiga alcançar o resultado desejado. A primeira dica é: “milagres não existem”. Não acredite em quem promete que o seu site irá aparecer na primeira página do Google da noite para o dia. O SEO é um trabalho que trará resultado a médio e longo prazo, pois depende de uma série de fatores para que o posicionamento do seu site melhore.
Uma das estratégias de SEO é o “page rank”, o primeiro e mais conhecido algoritmo utilizado pelo robô de busca do Google, para posicionar os sites. Ele irá medir a importância de cada página e irá contabilizar a quantidade e qualidade de links apontados para ela, ajudando a definir a posição do seu site na busca orgânica do Google. Isso significa que quanto mais parceiros relevantes tiverem links apontando para o seu site, melhor posicionado ele será no Google e quanto mais autoridade ou notoriedade na internet tiverem os sites que estiverem apontando para o seu, melhor posicionado seu site terá, portanto lembre-se, tenha bons parceiros e uma estratégia de marketing digital bem elaborada, para que você não perca oportunidades de parcerias.
Você já deve ter ouvido falar na importância das descrições dos produtos e serviços, para que o seu site fique bem posicionado, não é mesmo? Pois isso é de extrema importância. Para se fazer um trabalho bem feito, você deve entender o seu consumidor, a linguagem que ele utiliza para pesquisar os produtos e serviços que você está oferecendo e utilizar palavras-chave (keywords) que ajudarão o site aparecer quando um cliente procurar por algo que você está oferecendo.
Além das descrições, lembre-se de que os produtos e serviços oferecidos devem estar alinhados com a sua estratégia. As marcas dos produtos que você vende devem ter destaque, pois o cliente procura por elas. Procure classificar os produtos oferecidos por marca, de preferencia utilizando o menu ou submenu do site.
Atenção: nunca copie textos e descrições, crie sua própria linguagem, uma linguagem que só você e o seu cliente conhecem, isso tem um valor inestimável. Além disso, caso o Google identifique que no seu site nada se cria, tudo é copiado, ele poderá "puni-lo", deixando-o em uma posição inferior aos demais sites identificados como seus concorrentes ou até mesmo tirando o seu site do ar.
Descrevemos abaixo, algumas técnicas que podem ser utilizadas para ajudar na apresentação dos seus produtos e serviços:
- Copywriting: técnica de editar, selecionar e construir palavras que levarão o usuário a tomar a decisão desejada, com base no que ele leu.
- Transmídia: uso de diversas mídias para contar uma história ou transmitir uma mensagem a determinado público. É uma estratégia utilizada pelo marketing para propagar uma ideia, às pessoas, de forma efetiva, atraindo a atenção do expectador.
- Storytelling: Significa contar uma história. É a capacidade de contar histórias relevantes, com a utilização de recursos audiovisuais.
O uso dessas técnicas poderá ajudar a deixar seu site mais “convidativo” para atrair o seu público alvo e consequentemente, irá ajudar no seu posicionamento orgânico, mas lembre-se, mesmo que tenha contratado um profissional, você pode ajudá-lo a deixar o trabalho ainda melhor, pois só você conhece a linguagem do seu cliente.
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