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Foto do escritorDeise Cottet

Reinvente-se, dedique-se, invista e sobreviva durante a pandemia!



Depois do susto do fechamento dos pontos físicos das lojas de produtos e serviços considerados não essenciais ao público, durante a pandemia do coronavírus, começam a surgir aprendizados e a criatividade e reinvenção, começam a tirar alguns empresários da crise ou pelo afasta-lo do medo da falência.


Além, é claro, das empresas como supermercados, que vendem alimentos e produtos relacionados diretamente com a prevenção do covid-19, como máscaras, luvas e álcool gel, empresas de outros segmentos tem se reinventado, para, pelo menos sobreviver durante a pandemia.


Exemplos não faltam, temos desde uma pequena empresa que através de um vídeo que viralizou através do WhatsApp, conseguiu não só escapar da falência, como teve que voltar a produzir ovos de páscoa para atender a demanda, restaurantes e buffets que passaram a oferecer seus pratos através de delivery, fazendo crescer, inclusive as entregas por aplicativos, empreendedores da área de confecção, que começaram a fabricar e oferecer máscaras caseiras, colégios que tiveram que se adaptar, transformando sua aulas presenciais em aulas on-line, com o desafio de manter o ensino com uma grade horária compatível com a das aulas presenciais, entre outros exemplos de empresas que se reinventaram.


Mas, independente do seguimento e da criatividade dessas empresas para fugir da crise ou da falência, todas elas têm algo em comum. Sabe o que é?


Todas, absolutamente todas elas, estão fazendo uso da tecnologia, da internet e do marketing digital par escapar da crise!


Sabe o que isso significa? Que se a sua empresa ainda não usa a tecnologia, ainda não tem um site e / ou um e-commerce, não tem redes sociais, não atende o cliente através do WhatsApp, não realiza ações de marketing digital como: Google Ads, Facebook / Instagram Ads, Linkedin Ads, Google Display, Google Shopping, Google Meu Negócio, Marketplace, entre outros, ela é uma séria candidata a falência!


Não é de hoje que dizemos que a internet é um “caminho sem volta”, que as redes sociais são extremamente necessárias, que você precisa ter um site bem construído, que a sua empresa precisa ter uma “imagem profissional na internet”, mas infelizmente, muitas empresas ainda não entenderam a importância de tudo isso e não investem para que tudo isso aconteça.


Não existe milagre, existe esforço, dedicação e investimento. Pare de dizer que não tem tempo para fazer o marketing da sua empresa, você não faz e não deve fazer o marketing da sua empresa, porque não tem know-how para isso, tem que contratar profissionais qualificados. Cada profissional tem que fazer o que realmente sabe, senão fica mal feito e não traz resultados!


Reflita: Você deixaria seu dentista mexer no seu carro e o seu mecânico mexer nos seus dentes? Deixaria seu cabeleireiro fazer suas unhas e a sua manicure cortar ou tingir seus cabelos? Faria aulas de ginasticas com a sua esteticista e uma limpeza de pele com o seu professor de ginástica?


Claro que não! E sabe por quê? Porque cada profissional deve fazer o que realmente sabe fazer. Deve fazer o trabalho para o qual estudou, se especializou e / ou tem experiência, portanto, não tente fazer o marketing da sua empresa sozinho ou quem não é qualificado, vai dar errado. Contrate um profissional!


Pare de dizer que não tem dinheiro para investir no marketing da sua empresa. Sem ele, sua empresa não crescerá! É essencial reservar uma verba mensal para a contratação de um profissional e para a realização das campanhas.


Lembre-se, “quem fez a lição de casa direitinho”, agora está colhendo os frutos, quem não fez, corre o risco de falir!


Agora, se você ainda quer salva o seu negócio, procure ajuda profissional urgente!


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