Esta é uma das ferramentas que mais gostamos, por um motivo muito simples, é a ferramenta que “faz o telefone tocar”, isto quer dizer que ela traz um retorno imediato, portanto, se você precisa de resultado rápido, esta é a ferramenta certa para o seu negócio!
Porém, é uma ferramenta robusta, com inúmeros detalhes, que devem ser realizados para que a campanha tenha sucesso, funcione devidamente e reverta em resultados, não em prejuízo.
Já ouvimos muita gente dizer que a ferramenta não funcionada. Isto definitivamente, não é verdade, ela funciona e muito bem! Mas, deve ser utilizada por profissionais qualificados, especializados em Google Ads, de preferência, que tenham o certificado do Google, pois não basta construir a campanha, ela deve ser construída, aproveitando tudo que a ferramenta tem a oferecer e deve ser constantemente monitorada e otimizada. Somente desta forma você conseguirá obter retornos satisfatórios e não irá “jogar o seu dinheiro no lixo”.
Antes de utilizar o Google Ads, alguns pontos devem ser considerados:
1 – Você precisa ter um site bem construído! Isso porque ao clicar no link da campanha, o cliente deverá ser levado para o seu site, e mais do que isto, para a página certa. Então, não se engane, se o seu site não for atrativo, o “clique” que você pagou, não reverterá em vendas ou em negócios, portanto o investimento terá sido em vão.
2 – Sua empresa precisa ter uma “imagem digital profissional” na internet, pois, não necessariamente o cliente irá clicar na campanha e efetuar comprar. Ele poderá entrar no seu site, mas antes de fazer a compra ou fechar um negócio, poderá pesquisar sobre a sua empresa na internet, portanto, é importante que ela esteja no Google Meu Negócio e que nas redes sociais, com conteúdo relevante e adequado aos produtos ou serviços oferecidos e ao seu público-alvo. Também é muito importante ter uma boa avaliação, entre outras coisas.
3 – Sobre o seu site: é importante que ele tenha um bom desempenho, seja rápido e de fácil navegação, principalmente se for um e-commerce. No caso de produto, a campanha deve enviar o cliente diretamente para a página de compra do produto anunciado, evitando navegação desnecessária.
Agora vamos à ferramenta!
O endereço para a realização dos anúncios é o https://ads.google.com/.
Ao acessar o Google Ads, você entrará em uma página, que contém:
1 – Visão Geral – Explicação breve dos objetivos do Google Ads;
2 - Como Funciona – Mostra, por etapas, os pontos básicos para a criação de uma campanha:
- A escolha do objetivo da campanha;
- Onde você deseja anunciar;
- A criação da mensagem escrita;
- A definição do orçamento;
- E finalmente, a publicação do seu anúncio.
*Atenção: ao criar a campanha, você pode ser levado ao “Google Ads Express”. Uma opção mais básica para a realização da campanha, mas que não tem resultados tão bons quanto às campanhas feitas na ferramenta tradicional. Se isto acontecer, contate o Google para te ajudará a migrar para a ferramenta tradicional. O telefone do Google Ads, aparece com destaque, no menu: 0800 727 0278.
Através deste telefone, o suporte do Google irá te ajudar com a formatação das campanhas e te dará algumas orientações de como melhorá-las, porém, de nada adianta ligar, se você não souber os conceitos e ferramentas básicas do Google Ads, pois você acabará fazendo algo sem saber quais são os verdadeiros impactos das suas realizações e se o que o Google o orientou a fazer é relevante para o seu negócio.
3 – Custo – Esta é uma dúvida frequente dos clientes. Quanto devo investir no Google Ads? Não é possível ter uma resposta sem entender os objetivos do cliente e o seu potencial de investimento. É possível realizar investimentos baixos, como R$ 100,00 por mês, por exemplo, mas este mesmo valor, pode trazer bons resultados para empresas de determinados seguimentos e resultados ruins para outros segmentos. Isto porque você deve iniciar as campanhas pagando por clique e são as palavras-chave que acionam os anúncios e levam a este clique, porém, cada palavra-chave tem um determinado valor. O Google tem uma ferramenta que pode te ajudar a selecionar as melhores palavras-chave para o seu negócio, o Google Keyword Planner (Planejador de palavra-chave) e ela irá te mostrar o valor aproximado de cada palavra-chave, então você conseguirá ter ideia de quanto precisa investir para gerar uma determinada quantidade de cliques, porém, para utilizar esta ferramenta, você já precisa ter uma conta no Google Ads.
4 – Perguntas Frequentes – FAQ (Frequently Asked Questions), ou o painel com as respostas às dúvidas mais frequentes dos usuários.
5 – Campanhas Avançadas – Aqui, é onde você efetivamente poderá iniciar a sua campanha. Primeiro, o Google pede para você selecionar a sua meta, que poderá ser:
- Vendas;
- Leads;
- Tráfego do Site;
- Consideração de Produto e Marca (Branding);
- Alcance e Reconhecimento de Marca (Branding);
- Promoção de App.
Após a escolha, ele te mostrará as campanhas que você poderá utilizar para alcançar o objetivo escolhido. Entre elas, temos:
– Campanhas de Rede de Pesquisa - a mais conhecida, onde construímos os anúncios que são acionados através de palavras-chave;
– Campanhas de Redes de Display - Anúncios Gráficos que exibirão sua empresa quando as pessoas estiverem navegando em sites parceiros do Google ou assistindo a vídeos do YouTube.
– Campanhas Google Shopping – Anúncios mostrados ao cliente quando ele está pesquisando por algum produto específico no campo de busca do Google. Para fazer este tipo de campanha, você precisa ter um e-commerce.
– Campanhas de vídeos – São anúncios em vídeo, que serão mostrados no momento em que os clientes em potencial assistem ou pesquisam vídeos no YouTube.
De acordo com a sua escolha, o Google irá te mostrar os próximos passos para a sua realização.
6 – Contato - O último tópico é a aba de contato que, além de ter o telefone do Google, irá te dar algumas outras opções para que você tente tirar suas dúvidas sozinho, como:
- Central de ajuda do Google Ads;
- Comunidade de anunciantes do Google;
- Google Ateliê digital;
- Canal do Google Ads no YouTube.
Se você quiser começar a campanha imediatamente, antes de entender a ferramenta (não recomendamos), no canto superior direito , tem o botão “Começar agora”.
Como você pode ver, trouxemos aqui somente o painel básico da ferramenta e suas funcionalidades. Como costumamos dizer, não é uma ferramenta para amadores. Se você precisa de resultados, não se aventure, estude-a a fundo ou contrate um especialista para te ajudar. Você terá muito mais economia de tempo e de recursos financeiros.
Se tiver alguma dúvida, que possamos ajudar, estamos sempre à sua disposição!
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