top of page
Logo Cottet Consultoria
  • Foto do escritorCottet Consultoria

Série Ferramentas do Google – Google Shopping



Atualmente, o Google Shopping é uma ferramenta imprescindível para quem tem um e-commerce com preços competitivos, isto porque ela é o maior canal de conversão para quem anuncia produtos na plataforma do Google Ads.


O Google Shopping é um “agregador de lojas on-line” ou “um comparador de preços de determinado produto, em diversos sites”. Ele exibe os produtos de todos os anunciantes em uma única vitrine, onde o usuário poderá ver as imagens e preços dos produtos em diversas lojas, ao mesmo tempo.


Com ele, você anuncia seus produtos no Google e coloca um link para a sua loja, ou seja, para fazer uso desta ferramenta, é obrigatório ter um e-commerce, pois a ferramenta fará a leitura dos produtos dentro da sua loja virtual.


Os anúncios mostrarão aos usuários uma foto do produto, seu de título, preço e o nome da sua loja, entre outras informações. Normalmente, os produtos anunciados no Google Shopping, aparecem do lado direito, quando usamos o campo de busca do Google para procurar determinado produto, mas pode também, aparecer em cima, na primeira ou nas primeiras posições, às vezes, antes mesmo dos anúncios do Google Ads. Veja os exemplos, abaixo:




Diferente do Google Ads, onde você define as palavras-chave que irão acionar seus anúncios, no Google Shopping você irá configurar os produtos e o Google definirá quais as palavras mais relevantes para acionar o seu anúncio. Mas, com relação ao pagamento do anúncio, assim como no Google Ads, ele é feito de acordo com os cliques realizados nos produtos, que levaram o cliente até a sua loja virtual.


Para incluir os seus produtos no Google Shopping, você precisa, primeiro, criar uma conta no Google Merchant Center, para que ele ajude a fornecer as informações da sua loja e dos seus produtos ao Google e disponibilize-as aos compradores.


É através do Google Merchant Center que todos os dados sobre a sua loja e as mercadorias ficarão visíveis para os clientes quando eles fizerem pesquisas no Google. Isso é feito através da disponibilização de feeds, que são arquivos formados por uma lista de produtos com agrupamentos de atributos que definem cada produto de maneira única.


Se você tem um e-commerce e precisa aumentar suas vendas, não espere mais, anuncie no Google Shopping.



Comments


bottom of page